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Dicas para um fim de ano sem estresse

É cada vez mais comum ouvirmos as pessoas reclamarem que o período que antecede as festas de Natal e Ano Novo causam muito estresse. Embora seja fácil sentir-se oprimido e ansioso com todas as compras, planejamentos de festas e outras tarefas associadas ao período, é importante adotar medidas para manter o estresse sob controle e proteger a saúde física e mental. Preparamos uma série de dicas rápidas para te ajudar a aliviar a pressão e aproveitar essa época de alegria e confraternização.

– Divida as responsabilidades: aceite apenas as solicitações que se adaptem à sua rotina e evite atividades que vão tomar seu tempo demasiadamente. Delegue tarefas entre os membros da família para dividir o impacto no dia a dia.

– Simplifique: os shopping são muito lotados essa época do ano. Prefira fazer compras em estabelecimentos de rua, de preferência no bairro, onde possa ir caminhando. Ou ouse dar presentes feitos em casa e passe mais tempo com amigos e familiares.

– Tente manter a regularidade de seus horários. Seres humanos são criaturas que necessitam de rotinas e sentem-se indispostos quando elas são interrompidas. Procure dormir a mesma quantidade de horas que dorme normalmente, manter horários de refeições e outras atividades que pratica com regularidade.

– Encontre formas de eliminar a tensão física e emocional. Pequenas caminhadas ao ar livre, minutos de meditação em casa, alguns períodos de silêncio podem fazer grande diferença para aliviar a tensão.

– Mantenha uma dieta saudável e pratique atividades que restaurem a sua energia, como massagem.

ALIADOS

– Vitamina C: pesquisas mostraram que a vitamina ajuda a interromper a secreção de hormônios estressantes. Ao invés de optar por um bombom quando bater o estresse, opte por uma laranja, morangos, mamão e pimentões vermelho e amarelo.

– Chá quente: beber algo quente acalma. Experimente um chá de hortelã ou de baunilha, já que estudos mostraram que estes aromas ajudam a baixar a ansiedade, trazendo mais concentração e alerta.

– Carboidratos complexos: sempre atacamos os carboidratos quando estamos estressados porque eles liberam serotonina, um hormônio de bem-estar, que ajuda a acalmar. Experimente os integrais, como aveia, pães de trigo e feijões ao invés dos refinados.

– Divirta-se: manter a dieta pode ser extremamente estressante, por isso, dê um tempo para si. Não conte calorias e não vá para as festas com muita fome para não exagerar. Faça refeições balanceadas ao longo do dia e aproveite as comemorações sem culpa.

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