WhatsApp 67 99257-1994
67 3025-8100
contato@bioclinicoms.com.br

Artigos

Saúde, bem estar, alimentação saudável e medicina.

8 dicas para aproveitar o verão sem descuidar da saúde

Já chegou o verão! E com ele dias mais longos e quentes, que convidam a passeios ao ar livre, banhos de rio, lagoa, piscina e mar. Época de férias escolares e muita diversão, que vão desde a prática de exercícios físicos, até aquele happy hour com os amigos no final da tarde. Mas também é tempo de se manter hidratado e atento aos cuidados da pele. Para isso, preparamos uma série de dicas para aproveitar a estação sem descuidar da saúde.

Bronze responsável

No verão, muita gente quer deixar o pálido do inverno para trás e conquistar uma pele mais dourada. Mas é importante tomar sol com responsabilidade. Médicos e especialistas recomendam que deve-se evitar o sol entre 10h e 17h. Além disso, usar protetor solar é imprescindível.

Hidratar-se

Nos dias mais quentes, seguir a já conhecida recomendação de beber bastante água é ainda mais importante. A água compõe grande parte do nosso corpo (aproximadamente 60% nos homens e 50 a 55% nas mulheres) e o desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Alimentos como frutas, sucos e água de coco podem ser uma grande aliada da estação.

Acessórios de proteção

Para se proteger do sol, seja em um dia na praia, durante a prática de um esporte ou para uma caminhada leve, vale a pena investir em acessórios como bonés, viseiras e chapéus. Mesmo no início da manhã o sol é mais intenso essa época do ano. O acessório protege o rosto, o pescoço, e também os cabelos, evitando ressecamento, manchas e sobrexposição que podem levar a problemas de pele.

Experimente novas atividades

Pesquisas revelaram que atividades físicas ao ar livre ajudam na melhora do humor e da autoestima. Para quem quer aproveitar os dias de sol e ainda se refrescar, os esportes aquáticos são opções que vêm conquistando cada vez mais adeptos. Dá para fazer stand up paddle e aulas de caiaque até no Parque das Nações Indígenas. Mas não esqueça do salva vidas ou dos equipamentos de segurança.

Socialize

A estação é propícia a encontros e reunião com os amigos porque nessa época as pessoas ficam mais abertas e isso tem tudo a ver com a presença mais intensa do sol. No inverno, por exemplo, as pessoas tendem a ficar mais introspectivas. Então aproveite as férias escolares para reunir a família e os amigos nos finais de semana ou após o trabalho. É bom para a saúde mental e proporciona um ótimo bem-estar para encarar o novo ano.

Maneirar na maquiagem

O verão proporciona doses extra de suor e uma grande quantidade de maquiagem pode acabar causando manchas na pele. Para evitar isso, é melhor optar por maquiagens que tenham maior fixação na pele, em pequenas quantidades. E se vai para a piscina ou praia, prefira produtos com proteção solar.

Coloque a leitura em dia

Uma boa forma de passar o tempo na piscina ou quando está de bobeira pegando um sol é aproveitar para colocar a leitura em dia. Ler faz bem para a memória, amplia a cultura e os horizontes e é um bom aliado do bem-estar.

Quem canta seus males espanta

Música acalma, estimula a memória, alivia dores e ainda ajuda na execução de exercícios físicos. Ou seja, traz benefícios para o corpo, a mente e a saúde. E o verão é a estação escolhida para vários lançamentos de sucesso de diversos cantores e gêneros. Escolha o seu preferido, cante, dance e aproveite da melhor maneira essa estação.

Deixe um Comentário