COVID-19

Tire suas dúvidas e descubra quais são os testes da Covid-19 disponíveis para você

Oferecemos diferentes testes laboratoriais indicados para investigação da infecção pelo SARS-CoV-2 (Coronavírus). Para escolher o teste para COVID-19 mais indicado para você, é ideal realizar uma avaliação médica.

Lembre-se que você pode consultar preços, unidades disponíveis e cobertura de plano de saúde, pelo WhatsApp (67) 99257-1994 ou (67) 3025-8100.

Saiba mais abaixo sobre os testes disponíveis da COVID-19:

Para atendimento via convênio recomendamos verificar com sua operadora de plano de saúde os critérios de liberação antes da realização do teste.

Entenda o prazo útil de entrega do resultado

Coleta realizada na 2ª-feira, testes realizados até as 14h = resultado entregue até 19h da 3ª-feira
Coleta realizada na 3ª-feira, testes realizados até as 14h = resultado entregue até 19h da 4ª-feira
Coleta realizada na 4ª-feira, testes realizados até as 14h= resultado entregue até 19h da 5ª-feira
Coleta realizada na 5ª-feira, testes realizados até as 14h = resultado entregue até 19h da 6ª-feira
Coleta realizada na 6ª-feira, testes realizados até as 14h = resultado entregue até 19h da 2ª-feira
Coleta realizada no sábado, testes realizados até as 14h = resultado entregue até 19h da 3ª-feira
*O cálculo da data correta de execução do exame deve ser feito pelo próprio paciente mediante as informações acima.

Quais são as diferenças entre os testes da COVID-19?

Veja no link a seguir a tabela comparativa dos testes disponíveis para COVID-19(Coronavírus): Clique aqui
IMPORTANTE: Um resultado negativo NÃO exclui a presença da doença e neste caso o médico pode solicitar exames complementares.

Quais as diferenças entre os testes e suas vantagens?

Os exames são separados por estágio da infecção e são importantes no auxílio do diagnóstico da doença. Conheça os testes disponíveis e suas indicações.

Para quem está com sintomas:

• RT-PCR para SARS-CoV-2 em swab combinado de naso/orofaringe ou nasofaringe: é um teste molecular, ou seja, baseado na pesquisa do material genético do vírus (RNA) em amostras coletadas por swab da nasofaringe e orofaringe. É considerado o exame laboratorial padrão-ouro para diagnóstico da infecção. Ele pode ser encontrado nas versões convencional e na versão POCT, consulte o prazo no link acima.
  • Pesquisa do Antígeno de SARS-CoV-2: é um teste imunológico baseado no reconhecimento do antígeno (uma parte da estrutura do vírus) em amostras coletadas por swab de nasofaringe. Sua principal vantagem é apresentar resultados rapidamente, por um custo mais baixo. Sua sensibilidade é inferior ao RT-PCR de nasofaringe com sensibilidade geral variando entre 74-85%. Se utilizada na primeira semana de sintomas (idealmente primeiros dias), a sensibilidade alcança 90%, comparada ao RT-PCR de nasofaringe.
  • Para quem já apresentou sintomas há mais de 14 dias ou julga que pode ter tido contato com o vírus há mais de 14 dias:

• Sorologia
    Para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença, existe o exame de sorologia.
    Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 14º dia de início dos sintomas, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis. Dessa forma, esse não deve ser encarado como um exame para descobrir infecção atual e, normalmente, é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o Coronavírus há mais de 14 dias.
    O teste de sorologia que atualmente demonstra melhor desempenho (especificidade e sensibilidade) é a pesquisa de anticorpos totais.
  • DÚVIDAS FREQUENTES:

Atendimento:
    • Atendimento em domicílio ou no seu trabalho agende (67) 99324-8307
    • Para saber mais, ligue: (67) 3025-8100.
    Convênios
    • Atende o meu convênio? Para consultar todos os convênios que atendemos Clique Aqui