WhatsApp 67 99257-1994
Pré-cadastro
WhatsApp 67 99178-7322
Orçamento
67 3025-8100
Outras Informações

Artigos

Saúde, bem estar, alimentação saudável e medicina.

Dezembro Laranja: verão é a estação para cuidar da pele!

O câncer de pele é o tipo de câncer com maior incidência no país. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, a cada ano surgem 176 mil novos casos. A alta incidência não é à toa em um país com altas temperaturas como o nosso: a doença se desenvolve por causa da exposição excessiva ao sol. Justamente por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia escolheu a época do verão para lembrar a população de cuidar da saúde da pele. A campanha de conscientização é chamada de Dezembro Laranja.

A melhor forma de começar esse cuidado é com a prevenção. Os especialistas da Sociedade recomendam uso de protetor solar com fator mínimo 30, além de chapéus, óculos escuros e roupas que cubram maior parte do corpo possível. Também é importante evitar atividades ao ar livre nos horários de maior insolação entre 10h e 16h.

Além desses cuidados, é preciso ter atenção com as pintas pelo corpo. O coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Pedro Dantas, orienta a ter um cuidado especial com lesões que não são de nascença, que machucam ou sangram com facilidade e que estão em áreas expostas ao sol. De acordo com o especialista, podemos ter em mente a regra do ABCD: “Se a lesão for “A”ssimétrica (um lado diferente do outro), tiver “B”ordas irregulares, várias “C”ores ou “D”iâmetro maior que seis milimetros, já podemos desconfiar. O ideal nesses casos é que o paciente seja avaliado por um dermatologista.”

O câncer de pele também pode se manifestar como uma mancha, geralmente de cor acastanhada ou preta; como um nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza. Há diferentes tipos de câncer de pele, mas até mesmo o mais agressivo, o melanoma, possui alta chance de cura quando diagnosticado precocemente: superior a 90%.

Caso o dermatologista confirme o diagnóstico de câncer de pele, o tratamento, na maioria das vezes, envolve uma pequena cirurgia para remoção da lesão. Quanto mais cedo for diagnosticada a lesão, menor será a área operada.

O melhor tratamento para o câncer de pele é se cuidar. Passos simples são determinantes para manter esse risco sob controle. A orientação é evitar exposição excessiva ao sol, dar atenção aos sinais na pele e, em caso de dúvida, procurar um dermatologista o mais rápido possível. Com essas etapas, dá para aproveitar apenas o lado bom do verão.

20171220_Bioclinico_Dezembro5site (1)

Deixe um Comentário