WhatsApp 67 99257-1994
67 3025-8100
contato@bioclinicoms.com.br

Artigos

Saúde, bem estar, alimentação saudável e medicina.

Da primeira menstruação à menopausa: saiba os exames recomendados em cada fase da vida

Não é novidade para ninguém que uma vida plena e saudável depende de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e visitas periódicas ao médico para a realização de um check-up completo. Mas a dúvida sobre que exames são necessários é bem mais comum do que se imagina. Para ajudar nossas leitoras a entenderem os exames importantes em cada etapa de suas vidas e programarem as visitas rotineiras, preparamos uma lista dos principais exames por fase da vida.
 
Independente da faixa etária, a consulta ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, e a realização de exames de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, ureia e creatinina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática), hemograma e urina, são imprescindíveis.
 
Da primeira menstruação aos 30 anos
 
Exame das mamas
 
O auto-exame das mamas é muito importante porque facilita a percepção de algumas alterações, tais como nódulos mamários, secreção nos mamilos, mudança de cor, etc. No consultório o médico fará uma melhor avaliação e, se necessário, indicará exame especifico para elucidação diagnóstica. A mamografia, geralmente, é indicada a partir de 35 anos
Papanicolau e exame pélvico 
 
A partir da primeira relação sexual ou dos 18 anos. Indicados para detectar o câncer do colo de útero.

Exames de sangue
 

Essencial em um check-up anual para avaliação clínica dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, função renal e hormônios tireoideanos. Verifica a incidência de doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e da tireóide.

A partir dos 30 anos

Além dos exames do check-up regular, recomenda-se que a mulher tenha cuidado especial com o sistema reprodutivo. Nessa faixa etária aumentam as incidências de câncer de mama e de colo do útero. 
 
Mamografia 
 
Após os 35 anos recomenda-se que a mamografia seja feita anualmente. Para mulheres com histórico familiar de câncer de mama,  a indicação é realizar o exame anual a partir dos 30.

Radiografia de tórax 
 
Para pacientes fumantes, é indicado que a radiografia anual seja realizada para investigar o aparecimento de câncer.

A partir dos 40 anos

Começa a preocupação com a menopausa e com a osteoporose. Além dos exames indicados para os 20 e 30 anos, é recomendado:
Densitometria óssea  
 
Detecta o surgimento da osteoporose. O exame é realizado a cada dois anos para pacientes com exame normal e anualmente se já houver algum grau de perda de massa óssea.

Testes de perfil hormonal
 
Indicados para mulheres que estão iniciando o climatério, irregularidade menstrual que antecede a menopausa.

Ecografia pélvica e transvaginal
 
Avaliam os ovários e verificam a presença de cistos, endometriose, pólipos ou miomas. Também é essencial para detectar o aparecimento do câncer.

Colonoscopia
 
Nesta faixa etária começa a observar maior incidência de câncer de intestino, especialmente em quem tem histórico familiar da doença, indica-se que o exame seja realizado anualmente.
 
Dos 50 em diante
 
 
Exames de sangue 
 
Nessa faixa etária é recomendo avaliar o colesterol total e frações e a glicemia para detectar diabetes. A indicação é que os exames sejam realizados duas vezes ao ano.

Exame de fundo de olho (oftalmologista)
Como nessa faixa etária há maior incidência de problemas de diabetes e pressão arterial, o exame é essencial pois avalia o grau de comprometimento das artérias e lesões provocadas pela duas doenças.

Densitometria óssea
Recomenda-se que o paciente procure um reumatologista de confiança para realizar um acompanhamento regular da osteoporose. O exame poderá ser feito com mais frequência, semestral ou anualmente, dependendo da orientação médica.

Deixe um Comentário