WhatsApp 67 99257-1994
Pré-cadastro
WhatsApp 67 99178-7322
Orçamento
67 3025-8100
Outras Informações

Artigos

Saúde, bem estar, alimentação saudável e medicina.

Um em cada quatro brasileiros é hipertenso, mostra pesquisa Vigitel

Enquanto o consumo de sódio indicado pela Organização Mundial da Saúde é de menos de 5 gramas por dia, o brasileiro consome uma média de 12 gramas de sódio diariamente 

O Ministério da Saúde divulgou recentemente uma pesquisa que mostra que um em cada quatro brasileiros é diagnosticado com hipertensão. Significa que 24,9% da população brasileira sofre com o problema. A doença atinge mais as mulheres e o número de casos cresce conforme aumenta a idade.

A pesquisa foi feita nas capitais brasileiras por telefone, em 2015, com 54 mil pessoas maiores de 18 anos. Entre as cidades pesquisadas, o Rio de Janeiro apresenta o maior número de hipertensos, com 30,6% da população, e Palmas (TO) tem o menor índice, com 15,7%.

De acordo com a pesquisa, grande parte dos brasileiros não acredita que consome muito sal. Apenas 14,9% da população consideram seu consumo de sal alto ou muito alto, entretanto mais de 70% consomem sódio em excesso. Segundo o Ministério da

Saúde, o brasileiro consome uma média de 12 gramas de sódio todos os dias. O valor é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de menos de 5 gramas por dia.

Prevenir a doença é simples e depende de cuidados básicos que envolvem a mudança do estilo de vida. Veja algumas dicas:

  • Pratique exercícios físicos: uma simples caminhada de 20 minutos, três a cinco vezes por semana;
  •  Evite alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muito salgados;
  • O fumo também é grande agravador do aumento da pressão arterial. Por isso, o indicado é parar de fumar;
  • Evite o estresse, ele pode dificultar o controle da pressão.

Deixe um Comentário